Vida sem DEPRESSÃO! Desfrute dos produtos naturais e dê adeus a tristeza

Existem várias soluções na natureza que fazem aumentar a sua autoestima e bem-estar, funcionando como antidepressivos naturais.
Os sintomas clássicos de depressão podem incluir tristeza, sentimentos de abandono, desespero, falta de concentração, perturbações alimentares, dificuldades de sono, confusão mental, incapacidade para obter prazer de atividades diárias ou compensadoras entre outros.
Existem algumas soluções naturais que pode utilizar no conforto do seu lar para atenuar os sintomas de depressão.

Os antidepressivos naturais podem também ser uma boa opção natural e permitem evitar os efeitos secundários mais graves relacionados como os antidepressivos farmacêuticos mais conhecidos.

Antidepressivos Naturais

  • Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra)
  • É uma planta composta por componentes antidepressivos naturais. Pelo menos oito compostos são inibidores de monoamina oxidase, que são compostos capazes de uma potente ação antidepressiva. O uso excessivo (por exemplo mais de 3 chávenas de chá de alcaçus) pode provocar dores de cabeça, letargia, perda excessiva de potássio e pressão arterial elevada, pelo que se aconselha moderação na utilização.
  • Gengibre (Zingiber officinale)
  • Existem bons motivos para usar o gengibre juntamente com qualquer outro antidepressivo natural. O gengibre tem uma longa história de sucesso no uso popular no tratamento da ansiedade e depressão.
  • Alecrim (Rosmarinus officinalis)
  • O óleo essencial de alecrim é um favorito entre aromoterapistas para o tratamento de depressão. Uma massagem com algumas gotas de óleo de alecrim em óleo vegetal pode fazer maravilhas no tratamento da depressão. Contém um composto chamado cineol, que tem demonstrado estimular o sistema nervoso central. Experimente alecrim cortado em saladas. Outros óleos que aromo terapistas recomendam para o tratamento da depressão incluem o manjericão, camomila, jasmim, lavanda e noz-moscada.
  • Ginkgo Biloba
  • Estudos científicos chegaram à conclusão que ginkgo pode ajudar a aliviar depressão, particularmente nos idosos que podem sofrer de redução do fluxo sanguíneo no cérebro. Num estudo realizado por cientistas europeus foram recrutados 40 idosos com sintomas de depressão e com fluxo sanguíneo cerebral reduzido, e que não respondiam satisfatoriamente a antidepressivos farmacêuticos. Foram administradas 80 miligramas de extrato de ginkgo três vezes por dia. O estudo chegou á conclusão que os sintomas de depressão diminuíram significativamente, assim como as faculdades mentais tiveram melhoras consideráveis. Outras ervas com inibidores de monoamina oxidase incluem aipo, coentro e erva-doce.
  • Alimentos Ricos Em Vitaminas do complexo B
  • Os neurotransmissores são substâncias químicas que permitem às células nervosas comunicar e funcionar corretamente, e desempenham um papel na depressão. Nutricionistas sugerem que recebendo o suficiente de certas vitaminas B – ácido fólico e vitaminas B6 e B12 mantêm os níveis dos neurotransmissores elevados. Boas fontes incluem feijão, espargo, espinafre, brócolis e couve de Bruxelas. No que diz respeito à vitamina B6, os níveis elevados ocorrem na couve-flor, agrião, espinafre, banana, cebola, brócolis, abóbora, couve, rábano, couve de Bruxelas, ervilhas e rabanetes.
  • Açafrão
  • De acordo com as conclusões de estudos recentes, pesquisadores confirmam que o tratamento com curcumina, um dos componentes do açafrão é tão eficaz como o Prozac. Se considerarmos os efeitos negativos do Prozac, a corcumina parece ser mais eficiente. Veja mais info em Benefícios do Açafrão
  • A pratica De Atividade Física Regular
  • Uma das melhores medidas que pode tomar contra qualquer sintoma de depressão é a prática regular de qualquer tipo de exercício físico. Irá sentir um imediato aumento de autoestima. Não se esqueça de beber água suficiente (cerca de 1 litro por dia) para facilitar o transporte dos nutrientes pelo organismo, assim como para uma regulação transpiratória saudável e uma eficiente libertação de toxinas do organismo.
  • Aromaterapia
  • A aromaterapia pode estimular o aparelho olfato sensitivo e efetuar mudanças no sistema límbico no cérebro, que promove o tratamento com sucesso de casos de depressão.
  • Prática de Meditação
  • Vários estudos científicos chegaram á conclusão que a meditação tem um papel destacado na redução da ansiedade, stress, e de outras doenças como a depressão. A prática da meditação é um método totalmente grátis, que não pode ser comprado nem vendido numa farmácia. A posologia adequada sugere duas doses diárias. O doente só precisa dispor de tempo para tomar contato consigo mesmo, apropriar-se de seu corpo e mente, tornar-se por alguns instantes senhor de seus pensamentos. O que se espera é que desenvolva a capacidade de alcançar um estado de presença absoluta. Para o médico chinês Yi-Yuan Tang (Universidade de Oregon), os resultados terapêuticos podem ser notáveis, mesmo após prática de curto prazo. A meditação permite altos níveis de relaxamento por meio de modificações na postura, respiração balanceada e visualização, potencializam as defesas imunitárias, atenuam os sintomas de depressão, estados ansiosos, previne e controla vários transtornos mentais, e até tornam a pele mais saudável. No início de 2010, a Mental Health Foundation (Reino Unido), recomendou a expansão do acesso de terapias baseadas nesse tipo de abordagem para pacientes sob risco de recaída de depressão, o que representa 50% a cada ano.
    FONTE: 
    Joana Sousa  Eng. Biomédica de formação