BENEFÍCIOS DO TOMATE
Estimula as enzimas, previne a coagulação sanguínea, anticancerígeno porque inibe as enzimas responsáveis pela metástase das células cancerígenas.
Como possui ferro previne e cura a anemia, fraqueza, palidez, o fósforo que contém aumenta a resistência física.
Age sobre os ossos, distúrbios nervosos, stress e problemas de obesidade, além de fortalecer o cérebro auxiliando-o no aprendizado.
O magnésio protege contra doenças cardiovasculares, hipertensão, nervosismo, tensão pré-menstrual, problemas da próstata, combate depressão e tremores, enquanto que o potássio, age também contra fraqueza em geral, a arritmia e também pressão alta.
A vitamina B2 (riboflavina) protege contra distúrbios nos olhos, os distúrbios digestivos e ferimentos na boca e apresenta ainda outros benefícios provenientes da vitamina C que aumenta a imunidade contra os resfriados e contra outras infecções inclusive AIDS.
O tomate pode ser consumido cru, cozido ou em molhos pois não perde suas propriedades, o consumo de tomates verdes é de evitar, pois é contra indicado para os rins e sempre que possível também os molhos e extractos industrializados por conterem diversos produtos químicos que não são saudáveis.
Princípios Ativos: acido abscísico, ácido acético, ácido arábico, ácido ascórbico, ácido caféico, ácido cítrico, alanina, campesterol, chlorina, citral, damascenona, eugenol, farnesal, glicoalcalóide tóxico em frutos verdes (solanina), iodina, kaempferol, licopeno, licopersiconolídeo, linalol, lupeol, pectina, pró-vitamina A, quercetina, quercitrina, rutina, tomatina, vanilina, vitaminas C, A, K e do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, ferro, sódio, cloro.
Propriedades medicinais: Adstringente, anti-séptica, bactericida, cicatrizante, desintoxicante, emoliente, refrescante, regeneradora celular.
Indicações: fechar os poros dilatados das peles oleosas, hidratante para os seios, artrite, amigdalite, inflamações na garganta, cálculo renal, disfunção e insuficiência do fígado, inflamação da bexiga.
Contra-indicações: O fruto verde é contra-indicado para quem teve ou tem predisposição a câncer, artrite, reumatismo, gota ou cálculo; Internamente, o fruto do tomate, verde, cru, não deve ser usado, devido à presença de um glicoalcalóide esteroidal, a solanina. Pessoas
Modo de usar: consumido ‘in natura’, verde ou maduro, em saladas, lanches e sucos, ou ainda refogados ou fritos. – suco puro de tomates no couro cabeludo: evita a queda de cabelos e a caspa. – rodelas do fruto aplicadas a noite: calos e verrugas. – suco ou purê em máscaras faciais e compressas: peles oleosas, acne. – máscaras e compressas tomate/sálvia e em loções: tônicas para fechar poros dilatados de peles oleosas; – máscara: hidratante para os seios. – suco de tomate/salsa: artrite. – suco de tomate verde em gargarejos: amigdalite, inflamações na garganta.
Farmacologia: Um óleo comestível é obtido a partir da semente, adequado para fins culinários e para a confecção de sabões, porém de difícil obtenção pelo tamanho muito pequeno das sementes; O forte aroma desta planta repele insetos nas proximidades de plantas; O óleo de sementes; Um spray feito de tomate é um inseticida eficaz mas muito venenoso, particularmente eficaz contra formigas, deve ser usado com muita cautela, porque mata insetos benéficos e, em caso de ingestão, é tóxico para o homem; A pele do tomate frutos é uma boa fonte de lycopine, uma substância que tenha sido mostrado para proteger as pessoas de ataques cardíacos. Parece ser mais eficaz quando é cozida e por isso pode ser obtido a partir de produtos alimentares como o tomate ketchup e enlatados tomates [246]. Lycopine também foi demonstrado ter um grande efeito benéfico sobre a próstata e está sendo cada vez mais utilizado para tratar a próstata e as dificuldades em urinar que acompanham os seus males; O fruto esmagado é extremamente benéfico para a pele oleosa. Fatias dos frutos são tratamento rápido de queimaduras e queimaduras solares.
É utilizado no tratamento de reumatismo.
O tomate é um alimento rico em licopeno (agente anticancerígeno).
Possui também boa quantidade de vitaminas C, A e complexo B.
Possui sais minerais como, por exemplo, ácido fólico, potássio e cálcio.
É um alimento de baixo teor calórico (apenas 15 calorias por 100 gramas de tomate).
Os tipos mais consumidos são: italiano, carmem, cereja, caqui e santa cruz.
É muito consumido na culinária mundial. Usado em saladas, lanches, sucos e no preparo de molhos.
Possui também boa quantidade de vitaminas C, A e complexo B.
Possui sais minerais como, por exemplo, ácido fólico, potássio e cálcio.
É um alimento de baixo teor calórico (apenas 15 calorias por 100 gramas de tomate).
Os tipos mais consumidos são: italiano, carmem, cereja, caqui e santa cruz.
É muito consumido na culinária mundial. Usado em saladas, lanches, sucos e no preparo de molhos.
O tomate vermelho possui mais nutrientes do que o verde.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA
Segundo estudos o tomate possui em cada 100gramas de polpa fresca e seca ao ar 92,37% de água, 1,25% de elementos nitrogenados, 0,84% de lignina, 0,63% de cinzas é também uma fonte de solanina, saponinas, corantes e vitaminas como A,B,C, e E.
Possui ainda elementos vitamínicos como: rádio, ferro, cobre, boro, níquel, cobalto, licopeno, flavonóides, fósforo, magnésio e potássio.