Dê as mão à alegria: Conheça o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros

Toda região da Chapada foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade (UNESCO) e toda a área é protegida pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (leis ambientais), rica em cristais de quartzo, história, flora e fauna, conhecida também por ser o melhor local para se avistar OVNIS (Objetos Voadores Não Identificados), atraindo assim curiosos, estudiosos e turistas do mundo todo.


















Localizada a 230km de Brasília, no estado de Goiás, sua altitude ultrapassa 1600m, se destaca pelas paisagens impressionantes, cânions rochosos, inúmeras nascentes, poços, rios, trilhas e seu povo gentil e acolhedor.


Na cidade de Alto Paraíso

A cidade é a porta de entrada para a Chapada, cidade tranquila, estruturada, com restaurantes, pousadas, campings, bancos (Caixa Econômica, Itaú e Branco do Brasil), não há vida noturna. Cidade sede de várias ONGs e estudos de seres de outros planetas.
Atrativos naturais que conhecemos em Alto Paraíso:
– Cataratas dos Couros
– Sertão Zen
– Cachoeira das Loquinhas
– Cachoeiras do rio Macaquinhos
– Cachoeira dos Anjos, Arcanjos e povoado do Moinho
Obs.: A única cachoeira que dá para ir a pé é a “Loquinhas”, todas as outras ficam a mais de 30km de distância. O carro será sempre essencial.

Imagem da Cataratas dos Couros

Em Cavalcante

Cavalcante é uma cidade menor que Alto Paraíso, cidadezinha do interior, também possui pousadas e Banco do Brasil. Todo sábado tem uma feira de artesanato com músicos locais.
Como chegar: Saindo de Alto Paraíso, pega-se uma estrada para Teresina de Goiás (70km), depois uma estrada asfaltada ate a cidade (25km).
Atrativos naturais que conhecemos em Alto Paraíso:
– Cachoeira da Capivara
– Cachoeira Santa Bárbara
– Cachoeira Rio da Prata

Imagem da Cataratas dos Couros

Obs.: As cachoeiras ficam no Engenho II, reserva dos Kalungas (maior reserva de quilombolas do Brasil. O Quilombo fica a 30km de Cavalcante e a estrada é de terra. Um dia apenas não é suficiente para conhecer as três cachoeiras, tendo em vista, que ficam distantes e o guia é obrigatório.

São Jorge

São Jorge fica a 30km de Alto Paraíso. A população é de menos de 600 pessoas. Também muitas pousadas e campings. Colado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e outras cachoeiras.
O melhor de todos os vilarejos, tanto para hospedagem e infraestrutura turística, quanto para localização e vida noturna, muitos restaurantes, campings, pousadas e bares, a cidadezinha fica do lado da entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Ficando em São Jorge, você poderá chegar ao Parque a pé, independente de onde estiver.
Atrativos que conhecemos em São Jorge:
– Vale da Lua
– Parque Nacional Chapada dos Veadeiros
– Encontro das águas
– Raizama
– Morada do Sol

Imagem do Vale da Lua

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Como disse acima, a entrada do Parque está localizada em São Jorge, podendo chegar caminhando, de carro ou bike. O Parque Nacional é administrada pela pelo governo federal, através ICMBio             (Instituto Chico Mendes).
O Horário de funcionamento é de terça a domingo e feriados, de 8:00 às 18:00, em janeiro e julho, o parque funciona todos os dias.

O Parque possui quatro trilhas:
– Trilha da Seriema
Nivel: Muito leve
Duração: 1:30 (ida e volta) / 800m
Trilha recomendada para crianças, idosos ou pessoas de difícil locomoção.
Atrativos: Córrego rodoviária
– Trilha dos Cânions
Nivel: Moderado avançado
Duração: 5hrs (ida e volta) / 12km
Atrativos: Cachoeira da Carioca, Cânion II, Rio Preto e Cânions de pedra.
– Trilha dos Saltos
Níveis das Corredeiras: Moderado
Corredeiras + Saltos: Pesada
Duração: 5hrs (ida e volta) / 11km
Atrativos: Passagem pelo garimpo de cristal, vista da chapada e Saltos de 120m e 80m.
– Travessia das Sete Quedas:
Nivel: Muito Pesada
Somente é possível concluir a trilha em 2 dias, pois possui 24km aproximadamente, tendo que pernoitar no parque, é preciso fazer reserva, pois o acesso além de ser limitado, tem época para ser liberado. Limite de 15 pessoas por noite.
Muitas pessoas (estudiosos, cientistas, esotéricos, ufólogos, etc.), chegam na região com o intuito de fazer contato com OVNIs, alienígenas ou seres cósmicos, por ser uma região de energia muito elevada, devido as minas de cristais que rodeiam o lugar e por está na mesma latitude de Machu Picchu (Peru), envolvendo assim um misticismo.
Outras atrações próximas ao Parque Nacional:
Existem muitas outras atrações na região da chapada, fora do Parque Nacional que é gerido pelo governo e que estão dentro de propriedades particulares, mas algumas são bastante procuradas pelos turistas, muitas dessas ficam em propriedades particulares, sendo cobrado dos visitantes valores de R$ 15,00 por pessoa, para "manutenção e preservação do ambiente."
Algumas principais são:
– Cachoeiras Almécegas
Caminhada de fácil acesso, localizada na Fazenda São Bento. A Almécegas II é melhor para banho.
– Cachoeira São Bento
Poço onde é realizada campeonato de polo aquático.
– Jardins de Maitréia
Paisagem de buritis, avistado do lado direito da estrada principal, sentido São Jorge.
– Serra da Baleia
Mirantes de observação privilegiados, aficionados por OVNIs, sobem até o topo.
– Vale da Lua
Lembra o solo lunar, caminha de 20min/6km aprox, ficando a entrada na beira da estrada principal.
– Abismo / Mirante da Janela
Cachoeira com piscina natural, caminhada de aproximadamente 40 min a partir do aeroporto de disco voador, após, mais caminhada de difícil acesso até o Mirante da Janela, vista privilegiada da chapada.
– Raizama
Cachoeiras e prática de rapel, 3,5km de São Jorge pela estrada principal.
– Morada do Sol
Cachoeiras de acesso fácil, caminha de 10 minutos, recomendado para adultos e crianças
– Encontro das Águas
Encontro do Rio São Miguel com o Rio Tocantinszinho. Bom para nadar e apreciar a paisagem.
– Águas Quentes
Duas piscinas naturais de águas termais, fica a 16km de São Jorge.


Mais informações: