12 hábitos que ajudam a ter uma saúde mais plena

A sua expectativa de vida cresce com cuidados muito simples

Comer melhor, dormir bem, movimentar o corpo, se reunir com os amigos. Estes e outros hábitos nos ajudam a garantir uma vida melhor e mais longa. Confira abaixo 12 medidas essenciais para aumentar a sua expectativa de vida e viver com mais qualidade. A ciência comprova.


1. Comer melhor

O abuso de alimentos ricos em carboidratos simples (pão, arroz, macarrão...), sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer, então vigie o que está comendo.
Cientistas da Universidade Park, nos Estados Unidos, concluíram que consumir mais oleaginosas (nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e pistache) reduz o risco de males cardíacos entre 25% e 39%, quando consumidos cinco vezes por semana. Elas são ricas em gorduras boas, em especial o ômega 3, que diminuem as taxas de colesterol ruim e evitam a formação de placas de gordura que obstruem as artérias.

2. Durma bem

Repor as energias do dia com uma boa noite de sono é mais do que importante, é essencial! Um estudo da American Academy of Sleep comprovou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade. 

3. Mexa-se

Probióticos ajudam a combater pelo menos 9 problemas sérios de saúde

Os probióticos são bactérias benéficas que vivem no intestino e melhoram a saúde geral do organismo, trazendo benefícios como facilitar a digestão e a absorção de nutrientes, e fortalecer o sistema imunológico entre outras funções. O principal alimento que contem probiótico é o Iorgute, mas o leite fermentado que encontramos no supermercado, como o Active, Yakulte e tantos outros também são recomendados. Lembrando que cada franco pode ter de 1 milhão a 40 milhões de Bactérias do Bem. Alimente-se sempre de fibras, pois além da saciedade, ajuda nosso intestino e de todo o corpo. 

Quem quer emagrecer também pode obter efeitos positivos a partir do consumo dos alimentos probióticos.


1. Baixa imunidade


Está aí um efeito clássico dos probióticos: deixar nosso sistema de defesa mais afiado. Segundo Adriane, da Unicamp, a chegada das bactérias no intestino desperta as células de defesa, que, no susto, ainda não têm certeza se os bichinhos são mesmo aliados. “Esse mecanismo mantém o sistema imunológico ativo e mais apto a reagir frente a micro-organismos causadores de doenças”, explica a especialista.
Há outras ações que contribuem para a blindagem contra agentes infecciosos. A farmacêutica Cristina Bogsan, professora da Universidade de São Paulo (USP), conta que as células de defesa que reconhecem o vírus da gripe passam a viver mais quando o indivíduo toma um probiótico presente em um leite fermentado, por exemplo – por tempo suficiente para passar o inverno numa boa.

2. Problemas intestinais

Considerando que 70% da microbiota fica na região do intestino, é natural que vejamos um impacto direto ali. “Atualmente, os probióticos e os simbióticos fazem parte do tratamento da constipação”, exemplifica o médico Dan Waitzberg, professor da USP e presidente do Ganepão.

Previdência Privada é quase obrigatória, após a reforma da pública. Quem tem, vale a pena fazer Portabilidade.

Quem tem Previdência Privada, fique de olho se a sua tem Taxa de Carregamento (se tiver faça a portabilidade já)  e observe se a taxa de administração é alta, pois isso pode retirar mais de 15 porcento do seu patrimônio final na previdência.


Já tive a previdência privada do Banco do Brasil, tenho a Caixa Seguradora e já pedi a portabilidade da previdência do meu filho, da esposa e a minha da Caixa, para Novíssima Vítreo, e já explico os motivos.